A Trident Energy comemora seu quinto aniversário com cinco grandes sucessos

Este mês marca meia década desde que o Trident foi lançado pela primeira vez em 2016. Começamos a vida com uma equipe pequena, mas dedicada, de 12 pessoas, um grande plano e apoio financeiro da Warburg Pincus.

Cinco anos depois, expandimos para dois novos continentes, investimos pesadamente em nossa força de trabalho qualificada e levamos a sustentabilidade e a segurança a novos patamares dentro do negócio.

Pensamos que este marco foi uma ótima oportunidade para refletir sobre cinco destaques principais nos últimos cinco anos:

7 de fevereiro de 2022

Crescendo nossa equipe

De uma equipe de 12 pessoas em Londres quando lançamos a Trident Energy em 2016, agora temos cerca de 400 funcionários em três continentes e nos tornamos operadores em 2017 com a aquisição dos campos Ceiba e Okume na Guiné Equatorial.

Operamos há quase quatro anos na Guiné Equatorial e conseguimos demonstrar nossa capacidade de rejuvenescer ativos de meia-idade em declínio, através da otimização da produção, descongestionamento de nossas instalações, implementação de tecnologia e desenvolvimento de modelagem subsuperficial para apoiar o redesenvolvimento dos ativos. Isso levou à nossa primeira campanha de perfuração no Elon em 2021.

Em 2020, cruzamos o Atlântico e adquirimos os campos de Pampo e Enchova na Bacia de Campos, ao largo da costa do Brasil, em uma bacia prolífica com muitas oportunidades potenciais para consolidar nossa posição. Como operadora de todas as 10 concessões nos campos de Pampo e Enchova, a Trident detém 100% da participação de trabalho. Concluímos esta aquisição durante um momento difícil, com a pandemia de COVID-19 e os baixos preços do petróleo criando interrupções significativas.

Desde a aquisição, nosso foco tem sido a atualização das instalações por meio de uma extensa campanha de integridade, e usamos esse tempo para retrabalhar a subsuperfície e identificar vários projetos de otimização de produção que estão prestes a ser implementados.

Permitir que nossa equipe cresça e se desenvolva no Brasil também foi uma jornada incrível, e nosso compromisso de nacionalizar a experiência e aprimorar nossa força de trabalho na Guiné Equatorial e no Brasil significa que nossa equipe de especialistas realmente conseguiu prosperar.

Impulsionando a produção

Nos campos de Ceiba e Okume, ao largo da costa da Guiné Equatorial, conseguimos reduzir o declínio natural da produção em 50% sem depender de projetos caros, e esperamos que a atual campanha em andamento traga a produção de volta aos níveis de 2017, no momento da nossa aquisição. De fato, a produção cumulativa de petróleo desde a aquisição aumentou 26%, resultando em mais 10,6 milhões de barris de petróleo produzidos em comparação com as previsões anteriores do operador.

No Brasil, a meta é alcançar um bopd estável de 30.000 até o final do ano, mas vemos várias oportunidades de aumentar além desse nível, com uma meta de 40.000 bopd no curto prazo. No Brasil, implementaremos a mesma metodologia que tornou nossos esforços na Guiné Equatorial um sucesso, através da otimização da produção, descovamento e perfuração.

Com a Ceiba & Okume de um lado e a Pampo & Enchova do outro, estamos em uma posição ideal para continuar nossa jornada para dar nova vida aos ativos de meia-idade existentes.

Segurança e Sustentabilidade

Segurança e sustentabilidade estão no centro do que fazemos. Nosso recente Relatório de Sustentabilidade não apenas detalha nossos esforços nos últimos cinco anos, mas também nossos ambiciosos planos para o futuro.

Um destaque particular no ano passado foi o tempo gasto sem incidentes de tempo perdido em nossos campos. Nossas operações brasileiras marcaram mais de 200 dias sem LTI, enquanto as equipes na Guiné Equatorial registraram mais de 500 dias desde a última LTI. O forte crescimento vem com fortes responsabilidades, e o compromisso de nossas equipes com a segurança é, sem dúvida, uma conquista célebre nos últimos cinco anos.

Parcerias confiáveis

Nosso progresso nos últimos cinco anos não teria sido possível sem o compromisso de nossa equipe, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Graças aos nossos funcionários, conseguimos construir uma nova empresa de E&P, na qual os governos onde operamos, nossos parceiros, nosso principal acionista Warburg Pincus e as dezenas de bancos internacionais que apoiam nossos esforços e modelo de negócios.

Planejando o futuro

Dezesseis campos, 10 plataformas, 3 blocos de exploração, 2 continentes e 1 FPSO mais tarde, percorremos um longo caminho desde 2016.

Entre nossas operações na Guiné Equatorial e as do Brasil, a Trident é agora uma empresa estabelecida de Exploração e Produção. Somos bem conhecidos, respeitados, confiáveis e provamos nossas capacidades como operadores de ativos de meia-idade em profundidades de água de até 800 metros.

Mas precisamos olhar para o futuro. E os próximos cinco anos trarão entusiasmo, desafios, crescimento e satisfação.

Mais do que nunca, temos a experiência técnica, as capacidades financeiras, a vontade e o apoio de nossos acionistas para gerar mais crescimento, mais subsidiárias, mais projetos. Pessoalmente, estou imensamente orgulhoso da equipe que conseguimos montar e da reputação que construímos desde que começamos esta jornada extraordinária em 2016.

Muito obrigado a todos os nossos funcionários, investidores e parceiros por fazerem parte da família Trident Energy na última meia década. Um brinde aos próximos cinco anos!

Jean-Michel Jacoulot, CEO da Trident Energy Management Limited, setembro de 2021